
Os pais de Cher (John Sarkisian e Georgia Holt) se divorciaram ainda durante a sua infância. Por conta disso, sua mãe passou a sustentá-la sozinha. Pouco tempo depois, Georgia se casou com Gilbert LaPierre, um banqueiro que adotou Cher e lhe deu o seu sobrenome.Durante a sua adolescência, seus pais passaram por graves problemas financeiros, e, em função destes, Cher chegou a assistir aulas lecionadas pela própria mãe.
Mais tarde, aos 16 anos, abandonou a escola devido à dislexia, doença que só fora diagnosticada 14 anos depois. Por algum tempo, Cher manteve um relacionamento com o ator Warren Beatty.
Por volta de 1962, aos 16 anos, Cher conheceu Sonny Bono (Salvatore Phillip Bono). Sonny trabalhava compondo canções para o produtor Phil Spector. Por intermédio de Sonny, Cher gravou, em 1963, a canção "Ringo, I Love You", lançada sob o pseudônimo de "Bonnie Jo Manson" e produzida por Phil. Sua segunda gravação solo foi "Dream Baby", escrita e produzida por Sonny Bono. Embora Sonny fosse casado com Donna Rankin, com quem teve uma filha, o interesse em Cher cresceu até que ele finalmente terminasse seu casamento.Após o divórcio, Sonny e Cher se casaram e posteriormente formaram a dupla "Caesar & Cleo". No final de 1964, foram lançados os singles "Do You Wanna Dance", "Love Is Strange" e "The Letter", porém a repercussão foi quase nula.
Embora no início Cher parecesse tímida e constrangida, logo roubou a cena e passou a ser uma das celebridades mais polêmicas da década de 1960. Suas roupas exóticas e sensuais - um choque para a sociedade conservadora da época - fizeram da cantora um grande ícone da moda dos anos 1960. Cher chegou a incorporar o movimento "hippie", popularizando modelos como a calça boca-de-sino e a minissaia.
Na década de 1970 estabeleceu-se como cantora solo, lançando aproximadamente 50 álbuns, entre compilações e trabalhos inéditos, e 96 singles. Estes incluem 34 no top 40 da Billboard, 18 no top 10 e 5 canções número 1. No Reino Unido, Cher emplacou 16 hits no top 10 - quatro destes atingiram a primeira posição.
Ela se tornou apresentadora no início da década de 1970, quando estrelou, ao lado de Sonny Bono, o humorístico The Sonny and Cher Comedy Hour. Mais tarde, na década de 1980, voltou-se para o cinema. Em 1987, ganhou o Oscar de Melhor Atriz por sua atuação em Moonstruck (Feitiço da Lua).
Em seus 44 anos de carreira, Cher é um ícone pop consagrado e uma das mais populares artistas do sexo feminino da história da música. Vendeu, aproximadamente, 200 milhões de álbuns solo e 75 milhões com a dupla Sonny & Cher, sendo uma das cantoras mais bem-sucedidas do mercado fonográfico mundial.
Nenhum comentário:
Postar um comentário