domingo, 18 de janeiro de 2009

Conheça a Diva ;D

Cherilyn Sarkisian LaPierre Cher nasceu às 7h25 da manhã do dia 20 de maio de 1946, na cidade de El Centro, localizada no sul da Califórnia.É uma cantora, atriz, produtora, diretora, escritora, compositora e apresentadora estadunidense. Entre as várias realizações em sua carreira musical, cinematográfica e televisiva, Cher, como é conhecida artisticamente, foi vencedora de um Emmy, um Grammy, três Globos de Ouro e um Oscar.

Os pais de Cher (John Sarkisian e Georgia Holt) se divorciaram ainda durante a sua infância. Por conta disso, sua mãe passou a sustentá-la sozinha. Pouco tempo depois, Georgia se casou com Gilbert LaPierre, um banqueiro que adotou Cher e lhe deu o seu sobrenome.Durante a sua adolescência, seus pais passaram por graves problemas financeiros, e, em função destes, Cher chegou a assistir aulas lecionadas pela própria mãe.

Mais tarde, aos 16 anos, abandonou a escola devido à dislexia, doença que só fora diagnosticada 14 anos depois. Por algum tempo, Cher manteve um relacionamento com o ator Warren Beatty.

Por volta de 1962, aos 16 anos, Cher conheceu Sonny Bono (Salvatore Phillip Bono). Sonny trabalhava compondo canções para o produtor Phil Spector. Por intermédio de Sonny, Cher gravou, em 1963, a canção "Ringo, I Love You", lançada sob o pseudônimo de "Bonnie Jo Manson" e produzida por Phil. Sua segunda gravação solo foi "Dream Baby", escrita e produzida por Sonny Bono. Embora Sonny fosse casado com Donna Rankin, com quem teve uma filha, o interesse em Cher cresceu até que ele finalmente terminasse seu casamento.Após o divórcio, Sonny e Cher se casaram e posteriormente formaram a dupla "Caesar & Cleo". No final de 1964, foram lançados os singles "Do You Wanna Dance", "Love Is Strange" e "The Letter", porém a repercussão foi quase nula.

Embora no início Cher parecesse tímida e constrangida, logo roubou a cena e passou a ser uma das celebridades mais polêmicas da década de 1960. Suas roupas exóticas e sensuais - um choque para a sociedade conservadora da época - fizeram da cantora um grande ícone da moda dos anos 1960. Cher chegou a incorporar o movimento "hippie", popularizando modelos como a calça boca-de-sino e a minissaia.

Na década de 1970 estabeleceu-se como cantora solo, lançando aproximadamente 50 álbuns, entre compilações e trabalhos inéditos, e 96 singles. Estes incluem 34 no top 40 da Billboard, 18 no top 10 e 5 canções número 1. No Reino Unido, Cher emplacou 16 hits no top 10 - quatro destes atingiram a primeira posição.

Ela se tornou apresentadora no início da década de 1970, quando estrelou, ao lado de Sonny Bono, o humorístico The Sonny and Cher Comedy Hour. Mais tarde, na década de 1980, voltou-se para o cinema. Em 1987, ganhou o Oscar de Melhor Atriz por sua atuação em Moonstruck (Feitiço da Lua).
Em seus 44 anos de carreira, Cher é um ícone pop consagrado e uma das mais populares artistas do sexo feminino da história da música. Vendeu, aproximadamente, 200 milhões de álbuns solo e 75 milhões com a dupla Sonny & Cher, sendo uma das cantoras mais bem-sucedidas do mercado fonográfico mundial.




• Clique sobre o assunto que desejar •

Nenhum comentário:

Postar um comentário